Disque Botucatu - (14) 99710-7656
Guia Botucatu Notícias COMO FAZER UMA VIDEOCONFERÊNCIA E COMO FUNCIONA E QUAL WEBCAM INDICADA

04/09/2012 18h15

COMO FAZER UMA VIDEOCONFERÊNCIA E COMO FUNCIONA E QUAL WEBCAM INDICADA

 

 

COMO FAZER UMA VIDEOCONFERÊNCIA E COMO FUNCIONA E QUAL WEBCAM INDICADA?!

 

 A Videoconferência nos dias atuais é uma tecnologia que permite o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes. Tem-se a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permitindo não só a comunicação entre um grupo, mas a comunicação pessoa-a-pessoa.

 

 A Videoconferência possibilita a comunicação feita em tempo real. Existem vários sistemas interpessoais para seu uso.  A transmissão simultânea de áudio e vídeo, sistemas que oferecem recursos de cooperação entre os usuários, compartilhando informações e materiais de trabalho.

 

Geralmente os equipamentos de videoconferência (terminais ou CODECs) disponíveis no mercado possuem capacidade de uma comunicação passo-a-passo. Para que vários pontos se conectem simultaneamente é preciso utilizar um equipamento denominado MCU (Multiponto Control Unit). O funcionamento da MCU necessários à videoconferência é especificado pelo padrão H.323 e SIP, assim como de outros componentes. Estabelecer uma conexão entre vários pontos é possível utilizando a tecnologia de conexão Multicast, que é pouco utilizado por ser uma tecnologia de rede que não está presente na Internet apenas em redes privadas e fechadas.

 

O ambiente comum de videoconferência é composto de uma sala dotada de uma câmera especial e outros equipamentos tecnológicos para a apresentação de documentos. Com o avanço dos processadores, cada vez mais rápidos, e a compressão de dados, temos um novo tipo de videoconferência, a conferência desktop, que não precisa de salas especiais e muito menos equipamentos ultramodernos: a interação é feita por uma webcam e um microfone simples. A compressão/descompressão e todo o resto são efetuados por software que deve estar instalado em uma máquina padrão

 

VANTAGENS DA VIDEOCONFERÊNCIA

 

O uso da videoconferência apresenta uma série de vantagens como: economia de tempo, evitando o deslocamento físico para um local especial; economia de recursos, com a redução dos gastos com viagens; mais um recurso de pesquisa, já que a reunião pode ser gravada e disponibilizada posteriormente.

 

A Videoconferência apoia nos softwares gravados para tal fim, em sua maioria, permitem através da utilização de ferramentas de compartilhamento de documentos, como: visualização e alteração pelos integrantes do diálogo em tempo real; compartilhamento de aplicações; compartilhamento de informações (transferência de arquivos).

 

PESSOAL X PROFISSIONAL PRA A VIDEOCONFERÊNCIA

 

Os Softwares gratuitos aproveitam a onda das webconferências e oferecem o serviço de videochat, como é o caso dos famosos Skype, mais recomendado para uma webconferência passo-a-passo, ooVoo e Mikogo, tendo interfaces simples, o usuário é convidado a interagir com pessoas que também possuem o programa. Para o consumidor o custo do empreendimento se resume à compra da webcam.

 

Estes programas livres embora venham se aprimorando, ainda são mais indicados para uso profissional, devido precisar da instalação de softwares e não garantem a qualidade do áudio e vídeo. Algumas empresas apresentam soluções pagas com ofertas mensais. para um serviço mais especializado.

Comentários

 
 

Empresa do Mês

Não há nenhuma empresa para ser exibida no momento!

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Botucatu - Todos os direitos reservados