Disque Botucatu - (14) 99710-7656

31/08/2012 18h15

ENEM 2012

Edição do Enem deste ano será a primeira em que o sistema de cotas obrigatória estará em vigor.

 

 

A participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano (2012) valerá como critério para a inscrição nos vestibulares de várias universidades de nosso país.  A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já informou a necessidade do ENEM para inscrição em seu processo seletivo, está dentre as principais.

 

Quando o ENEM ganhou um novo formato, no ano de 2009, passou a ser utilizado como um dos principais meios de acesso ao ensino superior em instituições brasileiras.

 

Podem ser usadas no PROUNI e SISU, servindo como único critério de seleção, ou como substituição da primeira fase dos vestibulares, as notas conquistadas pelos participantes.

 

Na UFMG será válida a segunda opção. A participação no ENEM 2012 servirá como base para a seleção dos candidatos na primeira fase do vestibular da universidade. A instituição adota este critério desde 2011. A nota na redação do ENEM 2012 será utilizada na segunda etapa da seleção.

 

Basta acessar o site da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE), para se inscrever até o dia 10 de setembro. O valor da taxa é de R$ 100,00. O comprovante definitivo de inscrição no vestibular será liberado em janeiro, pela COPEVE.

 

Das vagas ofertadas, 3.846 serão para o primeiro semestre e 2.824 têm entrada no segundo semestre do ano que vem (2013). Na cidade de Montes Claros, é feita uma exceção, onde todas as 240 vagas oferecidas são para o primeiro semestre.

 

A segunda etapa da seleção acontecerá de 13 a 20 de janeiro. Já é possível ter acesso aos programas das provas específicas da segunda etapa, no site da universidade onde estão as indicações dos textos de Filosofiae das obras literárias sugeridas para leitura. Os candidatos precisam ficar atentos, pois alguns conteúdos são específicos para determinados cursos.

 

No último Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial, a federal mineira ficou na 313ª posição. O ranking divulga uma lista anual contendo as 500 melhores universidades do planeta. A UFMG está não só entre as melhores universidades do Brasil, como também do mundo inteiro.

Comentários

 
 

Empresa do Mês

Não há nenhuma empresa para ser exibida no momento!

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Botucatu - Todos os direitos reservados