Disque Botucatu - (14) 99710-7656
Guia Botucatu Notícias O QUE É TRANSTORNO DE PERSONALIDADE PASSIVO-AGRESSIVO?

09/08/2013 18h15

O QUE É TRANSTORNO DE PERSONALIDADE PASSIVO-AGRESSIVO?

 

O distúrbio de personalidade afeta de forma direta a vida do indivíduo. Saiba mais sobre o que é o transtorno de personalidade passivo-agressivo.

Cada vez mais, as pessoas estão desenvolvendo problemas psiquiátricos, em especial, devido ao estresse diário. Entre os exemplos mais comuns, podemos citar os distúrbios de personalidade que acabam afetando de forma direta a vida social, pessoal e ocupacional, do indivíduo. Saiba o que é o transtorno de personalidade passivo-agressivo.

 


Diante dos sintomas do transtorno de personalidade busque a orientação de um especialista. Foto divulgação

 

CONHECENDO MAIS SOBRE O TRANSTORNO

 

A característica essencial do transtorno de personalidade passivo-agressivo tem um padrão em excesso de atitudes negativistas, associado a uma resistência as exigências do meio. Essa resistência é expressa por meio do esquecimento, teimosia e ineficiência intencional, em resposta direta a tarefas designadas por figuras de autoridade. Como resultado, os indivíduos podem afetar os esforços alheios por deixarem de cumprir as tarefas que foram propostas a eles.  Devido a essas características, podemos citar afirmar que o transtorno de personalidade passivo-agressivo costuma se manifestar na fase adulta.

 

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO

 

Os indivíduos portadores do transtorno de personalidade passivo – agressivo possuem outras características, além das citadas anteriormente. Eles costumam se sentir  trapaceados, incompreendidos e cronicamente queixosos. Além disso, são muito mal-humorados, irritados, impacientes e propensos a discussões. Devido a sua inconstância e falta de comprometimento, as figuras de autoridade que os cercam ,como o professor e os pais, frequentemente  se tornam insatisfeitos pelas atitudes do indivíduo que apresenta o distúrbio.

 

Saiba o que é o transtorno de personalidade agressivo-passivo. (Foto: divulgação)

 

ENFRENTANDO A AUTORIDADE

 

Devido ao frequente negativismo e a tendência de desviar da responsabilidade, os indivíduos que sofrem com o problema, costumam criticar e verbalizar de forma hostil as figuras de autoridade, diante da menor provocação. Em outros episódios, eles sentem inveja e ressentimento dos colegas que tiveram sucesso pessoal e profissional ou que são vistos com carinho pela autoridade.

 

UMA OSCILAÇÃO NA PERSONALIDADE
 

Os indivíduos com transtorno de personalidade passivo-agressivo, com frequência, manifestações ambivalentes, oscilando com a negatividade e as atitudes ativas que justificam seu oposto. Devido a isso, a pessoa portadora do transtorno, acaba entrando em um intenso conflito interno.

 

CRITÉRIOS CARACTERÍSTICOS DO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE  

 

Um padrão invasivo de atitudes negativistas e resistência passiva que se inicia na vida adulta. Segundo especialistas, esse distúrbio está relacionado com os seguintes critérios:

 

Evita a realização de tarefas sociais e ocupacionais rotineiras;

Queixa- se estar incompreendido pelos colegas;

Frequentemente mal-humorado;

Propenso a discussões;

Enfrenta a autoridade;

Expressa de forma frequente a inveja;

Oscilação de sentimentos entre a negatividade e a hostilidade.

 

Os indivíduos com transtorno de personalidade passivo-agressivo não consegue lidar com a autoridade. (Foto: divulgação)

 

O transtorno de personalidade passivo-agressivo é um distúrbio que afeta de forma direta a vida social e ocupacional do indivíduo. Após conhecer algumas características e diante delas, é importante buscar a orientação de um especialista, de modo a iniciar o tratamento o quanto antes.

Comentários

 
 

Empresa do Mês

Não há nenhuma empresa para ser exibida no momento!

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Botucatu - Todos os direitos reservados