Disque Botucatu - (14) 99710-7656
Guia Botucatu Notícias Solda na roda se rompeu e fez carro de Cristiano Araújo capotar, diz laudo

10/09/2015 17h06 - Atualizado em 10/09/2015 17h18

Solda na roda se rompeu e fez carro de Cristiano Araújo capotar, diz laudo

Segundo perita, peça furou o pneu e provocou instabilidade do veículo. Cantor e a namorada morreram no acidente; motorista foi indiciado, em GO.

Laudo do Instituto de Criminalística de Goiás aponta que o carro de Cristiano Araújo capotou devido à ruptura de soldas da roda traseira situada do lado direito. Com o rompimento, elas cortaram o pneu, que saiu completamente da estrutura do automóvel. A perícia constatou que somente nessa peça, que não era original e tinha aro 22, havia dez pontos de soldagem feitas com material de má qualidade


O acidente provocou a morte do sertanejo e da namorada dele, Allana Moraes, de 19 anos, em 24 de junho, na BR-153, em Goiás. Para a Polícia Civil, o casal morreu devido a uma série de fatores, entre eles, o problema na roda, a alta velocidade do carro e por não usar cinto de segurança.


As vítimas viajavam no veículo Range Rover Sport, ano 2015, do cantor.  Além deles, estavam no automóvel um dos produtores do sertanejo, Victor Leonardo, e o motorista, Ronaldo Miranda, que sobreviveram. Eles voltavam para Goiânia após um show em Itumbiara, no sul goiano.


Uma das responsáveis pela análise das rodas, a perita criminal Kárita Fortes ressalta que, diferentemente do que os ocupantes do automóvel acreditavam, o pneu não estourou. Ela acredita que o barulho ouvido pelo motorista ocorreu em decorrência do “deslocamento do pneu”.

 

Foto da Roda (Foto: Divulgaçao).


“Foi cortada toda a circunferência interna do pneu após o ‘start’ da ação perfurocortante da solda. Depois, com o anteparo do asfalto e devido ao aquecimento, ela foi cortada em toda a orla”, explicou Fortes.


As rodas originais do veículo tinham sido trocadas por outras de marca desconhecida. Adesivos com a escrita "Land Rover" foram colados sobre as peças.


De acordo com a perita, as peças adotadas pelo cantor não obedeciam às indicações da Land Rover e ainda estavam danificadas. Os laudos apontam que a roda traseira esquerda tinha cinco pontos de solda e a direita, dez.


A perícia concluiu também que o pneu rodava em baixa pressão e/ou sobrecarga, o que provocou a fragilidade da borracha. Como não era o modelo original, o bico de enchimento não comunicava com o carro, avisando que precisava de calibragem.


As rodas colocadas no carro de Cristiano eram do ex-jogador de futebol Tiago Ferreira dos Santos, de 29 anos, que as deu para o motorista do cantor. Em entrevista exclusiva ao G1 e à TV Anhanguera, ele disse na época do acidente que já havia feito reparos nas peças.

De acordo com o delegado responsável por investigar o acidente, Fabiano Jacomelis, apesar de ser um presente para Ronaldo, o sertanejo autorizou a troca das rodas. “Assim que ele pediu para trocar, o Cristiano arcou com a despesa do pneu e tinha total ciência da troca”, disse o delegado.


Investigação


Após mais de dois meses de investigação, o delegado concluiu nesta quinta-feira (10) o inquérito policial sobre o acidente ocorrido na madrugada de 24 de junho, em Morrinhos, no sul goiano. O documento conta com o depoimento de dez pessoas, além de laudos periciais, como os feitos nas rodas. A análise confirmou que o casal não usava cinto de segurança.


A Polícia Civil indiciou Ronaldo Miranda pelo crime de duplo homicídio culposo - quando não há a intenção de matar - na direção de veículo automotor. Para o delegado, o motorista foi negligente e imprudente.

 

Foto do acidente (Foto: Divulgação).


"Houve o crime de trânsito, ele agiu com negligência no momento que transitou com as rodas não originais, com danos, e imprudente por dirigir em excesso de velocidade", disse. No entanto, para Jacomelis, Ronaldo não imaginou que um acidente poderia ocorrer.


O delegado não pediu a prisão de Ronaldo, pois ele respondeu a todos os atos do inquérito policial. Se condenado, o motorista pode pegar de dois a quatro anos de prisão.


Advogado que defente o motorista, Djalma Pereira Rezende disse que vai esperar a posição do Ministério Público Estadual para se pronunciar sobre o caso.

 

Comentários

 
 

Empresa do Mês

Não há nenhuma empresa para ser exibida no momento!

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Botucatu - Todos os direitos reservados