Disque Botucatu - (14) 99710-7656
Guia Botucatu Notícias Terremoto no Chile: moradores também relatam tremores no Brasil

17/09/2015 16h11 - Atualizado em 17/09/2015 16h14

Terremoto no Chile: moradores também relatam tremores no Brasil

Terremoto no Chile: moradores também relatam tremores no Brasil

 

 terremoto que atingiu o Chile na noite desta quarta-feira (16) foi sentido também em algumas cidades do Brasil, segundo o relato de moradores e do Corpo de Bombeiros. Em Santa Maria (RS), pelo menos dois prédios foram desocupados por moradores.

Os bombeiros de São Paulo também receberam cerca de 50 telefonemas com informações sobre tremores na região da Avenida Paulista, Vila Mariana e Tatuapé. Ainda houve relatos de tremores no litoral de São Paulo e no Vale do Paraíba.

Veja os relatos por estado

RIO GRANDE DO SUL
Em Santa Maria, na Região Central, pelo menos dois prédios foram desocupados. Moradores dos edifícios Pampa e Augusto, na Rua Floriano Peixoto, no centro de Santa Maria, relatam que sentiram um forte tremor por volta das 20h30. Assustados, deixaram os apartamentos com medo de que o prédio caísse. Os bombeiros foram chamados e fizeram uma vistoria no local.


(Foto: Fabiano Oliveira/Rádio Atlântida)

“Eu moro no oitavo andar. Estávamos na cozinha e senti a pia começar a tremer. Na hora, uma vizinha do prédio ao lado começou a ligar e mandou todos descerem. Está todo mundo aqui na calçada ainda”, relatou a estudante Bruna Tavares, de 23 anos, moradora do Residencial Pampa.

SÃO PAULO
Na capital paulista, o Corpo de Bombeiros relatou ter recebido mais de 50 chamados na região da Avenida Paulista, Vila Mariana e Tatuapé. Houve também relatos em Guarulhos e Osasco, na Grande São Paulo. Segundo a corporação, os tremores são reflexo do terremoto ocorrido no Chile.

O analista de sistemas Leandro dos Reis Oliveira, de 31 anos, trabalha em um prédio na Avenida Paulista e conta ter sentido o tremor. “Vi que as janelas estavam fechadas e um quadro começou a tremer. Foi muito rápido, questão de segundos”, descreveu. Ele andava pelo 12º andar, por coincidência onde também estava em 2010, quando sentiu o tremor provocado por outro terremoto no Chile. “Na primeira vez foi muito esquisito, acho que uns 10, 15 segundos, parece que comecei a ficar enjoado, uma sensação horrível”, lembrou.

 Já no litoral paulista, o Corpo de Bombeiros confirmou que recebeu mais de 100 ligações sobre tremores, que teriam começado por volta das 20h25, no entanto, nenhum relato de situação grave.

O taxista Emanuel Fernandez Pestana, de 54 anos, mora em um prédio no bairro Jardim Guilhermina, em Praia Grande, disse que jantava com a mulher e a filha quando viu o lustre da sala balançar."Foi incrível. Eu estava jantando, quando olhei para cima o lustre estava balançando. No mesmo momento, senti uma tontura e fui olhar para para área de lazer. Achei que esquisito e resolvemos descer do prédio e já tinha bastante gente no térreo assustada", afirmou.

Moradores de Santos e São Vicente também relataram ter sentido o tremor. "Eu estava lavando a louça quando o interfone tocou e fui atender. Na hora me deu uma tontura e eu fui para o sofá. Meu marido percebeu que o prédio estava tremendo e o lustre de bronze que eu tenho na sala balançava demais também".

 

Na região do Vale do Paraíba, moradores de São José dos Campos e Taubaté, também relataram tremores.  De acordo com eles, o abalo durou cerca de quatro minutos e foi sentido por pessoas que moravam nos andares mais altos de prédios. Foram pelo menos nove ocorrências - seis em Taubaté e três em São José, segundo o Corpo de Bombeiros. Não há registro de feridos.

 

Terremoto no Chile
Um forte terremoto ocorreu nesta quarta-feira ao norte de Santiago, perto de Coquimbo, no Chile. Segundo o jornal 'El Mercurio', a magnitude preliminar do tremor é 8.3. Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. Houve pelo menos duas réplicas. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas.

Comentários

 
 

Empresa do Mês

Não há nenhuma empresa para ser exibida no momento!

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Botucatu - Todos os direitos reservados